O que é disciplina?
Uma vez me perguntaram o que era disciplina. Segundo o dicionário Aurélio disciplina significa: relações de subordinação do aluno ao mestre ou ao instrutor, ou regime de ordem imposta ou livremente consentida. Ambos os significados estão corretos. Entretanto, o que significa disciplina em uma arte marcial? Nesse outro contexto, a resposta é muito mais complexa e abrange ambos os conceitos do Aurélio. Particularmente eu diria que disciplina se resume em quatro outras palavras: respeito, compromisso, abdicação e esforço.
A primeira das palavras, respeito, está mais ligada aos conceitos fornecidos pelo Aurélio, mais especificamente eu diria que é uma mistura de ambos os conceitos com algumas modificações, gerando o significado a saber: relação de respeito do aluno ao mestre ou instrutor em um regime de ordem livremente consentida.
A segunda palavra, compromisso, diz respeito mais a um compromisso consigo mesmo do que um compromisso com o instrutor. Sendo assim, a pessoa se compromete a seguir, por exemplo: um determinado horário, uma determinada alimentação, etc. Nas artes marciais diria que significa comprometer-se com os horários, e acima de tudo, comprometer-se com os ensinamentos da arte que esta se treinando. Por exemplo, no Aikido o princípio básico é a não violência, porém, esse compromisso deve ser seguido também fora no tatami, ou seja, deve ser também estendido à vida cotidiana, evitando também a violência em pensamento. Isso não significa ser passivo e aceitar tudo de cabeça baixa, mas sim não ter a intenção de ser violento com as pessoas. Esse é apenas um exemplo, outros existem, mas isso são tópicos para outros artigos.
A abdicação está intimamente ligada ao compromisso. Imaginem uma pessoa fazendo um regime. Para emagrecer ela deve abdicar de comer demais, deve abdicar de comer muito açúcar, frituras e comidas calóricas demais. Outro exemplo seria uma pessoa que quer estudar, mas para pagar seus estudos essa pessoa precisa trabalhar. Ela terá de abdicar de algumas horas de sono para poder estudar. Terá que abdicar de festas para ter energia para trabalhar o dia inteiro e estudar a noite. Mais ainda, quando se tem um filho a abdicação passa a ser muito maior. Nas artes marciais não é diferente. Você pode abdicar de uma ou duas horas de sono para treinar. Você pode abdicar daquela cervejinha para treinar. Mas isso tudo vai depender de que? Como eu disse, a abdicação depende de compromisso. Veja que a abdicação pode partir dos dois lados. Digo pode partir porque o aluno não é obrigado a abdicar de nada, e muitas vezes não pretende ou não quer mesmo. Mas o professor sim, esse deve abdicar de muitas coisas para poder ensinar. Logicamente que se deve ter o bom senso do que abdicar ou não, sendo que isso vai depender de onde se quer chegar na arte que se esta praticando, seja Aikido, Kendo, Karate, etc.
Finalmente, a última palavra e não menos importante, o esforço. Como cumprir horários sem esforço? Como cumprir um regime sem esforço? Como aprender uma técnica sem esforço? Essa palavra permeia as demais, surgindo as perguntas: como respeitar sem esforço? Como se comprometer sem esforço? Como abdicar sem esforço? As três primeiras palavras (respeito, compromisso e abdicação) se tornam sem significado sem a palavra esforço.
Neste ponto, vocês devem estar se perguntando: e onde a disciplina nos leva? Essa pergunta é respondida simplesmente com uma única palavra: evolução.
(2o Dan - FIA - Aikikai)